Galeria

Vai contratar um App para Tablet ou Smartphone? Não esqueça que ele deve ser híbrido!

Esta semana a TI Inside publicou uma matéria que revela uma previsão do Gartner a qual nós estamos plenamente de acordo: 50% dos Apps para Tablets e celulares em 2016 serão híbridos, ou seja, funcionarão em diversos sistemas operacionais como iOS (iPad e iPhone), Android, Windows Mobile etc.

somoshibridos

Veja a matéria: TI Inside:  Aplicativos híbridos devem nortear mobilidade nas empresas, diz Gartner

Isso faz muito sentido, principalmente por conta do fenômeno da “consumerização”, (também conhecido por BYOD – sigla de “traga o seu próprio dispositivo” em inglês). Os funcionários estão levando para o ambiente de trabalho os seus Tablets, Celulares e Smartphones e usando para se comunicar, ler e-mails, consultar a Web e, em muitos casos, operar os sistemas críticos da empresa. A questão é que, pela primeira vez na história, o usuário (e não o departamento de TI) é quem define qual o tipo de equipamento vai ser utilizado. Por isso se as empresas querem aproveitar a adoção desses dispositivos e integrá-los com seus sistemas internos, então terá de dispor Apps que funcionam em todos (ou na maioria) dos sistema operacionais.

Além disso, o comportamento dos consumidores está sofrendo uma verdadeira revolução. Cada vez mais as pessoas acessam a web pelos seus Smartphones e Tablets. Se uma empresa quer ser vista tem de estar nesses dispositivos (é o crescente avanço do chamado “Mobile Marketing”), e não pode se dar ao luxo de ver sua marca exposta apenas nos aparelhos dessa ou daquela marca. Por isso, precisa desenvolver Apps para iOS, Android, Windows.

Estamos constatando isso na prática. Há muito pouco tempo, em nossas reuniões de negócios,  as empresas mostravam preferência por aplicativos para sistema operacional iOS, porque pressupunham que os profissionais “decisores”, em sua maioria, utilizavam iPhone e iPad. Hoje em dia, a maioria das empresas acham imprescindível ter versões de seus Apps também para Android.

Recentemente, uma empresa decidiu comprar uma quantidade grande de Tablets para seus representantes. Depois de fazer uma avaliação, decidiram adquirir o iPad da Apple. Porém, na hora de nos contratar para produzir seu aplicativo de automação de força de vendas, não abriu mão da versão para Android,  porque muitos de seus representantes já possuíam Tablets de outras marcas.

exemplos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s