Galeria

8 perguntas antes de aderir ao fenômeno da Consumerização

Consumerização tem sido um ponto de pauta garantido nas últimas reuniões de TI. Apesar de amplamente discutido (veja algumas matérias no final deste artigo) o assunto ainda é fonte de controvérsias e os gestores de TI são os principais convidados para dar as respostas. 
Como sabemos, consumerização é o movimento no qual as novas tendências tecnológicas surgem primeiramente no ambiente doméstico para depois invadir as corporações. Também pode ser entendida como o fluxo crescente de funcionários adotando os seus smartphones, tablets, notebooks e respectivos aplicativos pessoais para a execução de suas tarefas profissionais. Mas o que isso implica? Veja algumas questões:

Produtividade
Funcionários sentem-se mais satisfeitos quando usam seus dispositivos pessoais nas corporações. Além disso, ganham liberdade para agir mais rápido e com mais flexibilidade. O que fazer para potencializar isto a favor da produtividade?

Segurança
Dispositivos domésticos podem ser a porta de entrada para invasões, vírus e outras ameaças. Outro risco está no fluxo e armazenamento das informações corporativas.

Questões trabalhistas
Funcionários que utilizam seus dispositivos pessoais para atividades profissionais fora do horário comercial podem alegar que estão estendendo suas jornadas de trabalho?

Responsabilidades
Como partilhar as responsabilidades pelos danos causados à empresa, ao funcionário, ao cliente ou a terceiros a partir do mau uso de dispositivos pessoais durante o exercício de atividades profissionais? Além disso, quem é responsável pelo serviço de suporte técnico a estes dispositivos?

Retorno financeiro
Como quantificar o retorno sobre o investimento em controle, segurança e suporte para os dispositivos “consumerizados” se os benefícios da produtividade, colaboração, interação e satisfação dos funcionários são difíceis de mensurar?

Governança
Não existe ainda framework de governança ou boas práticas de TI que contemplem a consumerização. As opiniões dos especialistas são generalistas e se limitam a orientações a respeito de condutas a serem adotadas.

 Achar boas respostas pressupõe um esforço anterior de fazer boas perguntas. Algumas sugestões:

1 – A empresa deve aderir ao fenômeno?
Todos somos levados rapidamente a responder “sim”. Porém, a resposta mais importante não é “sim” ou “não”, mas “porque”. É preciso compreender profundamente os motivos que levarão a empresa a suportar ou restringir o uso da tecnologia pessoal. Os melhores motivos são aqueles que estão em harmonia com os objetivos e a filosofia da corporação. Essa conclusão traçará mais facilmente o caminho para a adoção (ou não) da consumerização.

2 – Quem deve decidir sobre a pergunta anterior?
Nem sempre o gestor de TI é o responsável pela decisão pois não se trata de um problema meramente técnico: há uma grande proximidade com a gestão do negócio. O gestor de TI, portanto, deve expor esta questão ao time de comando da empresa e explicar a sua amplitude.

3 – Quais as oportunidades?
A consumerização pode gerar uma transformação na governança de TI. Por isso, é o momento de encontrar as oportunidades que ela pode se encaixar. Por exemplo: pode ser o argumento final para os investimento em “cloud computing” ou virtualização; pode ser o motivo que faltava para implantar ou revisar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação; pode-se aumentar a mobilidade dos vendedores com a criação de um aplicativo para smartphone e tablet que insere e consulta, clientes e pedidos no ERP. Enfim, é preciso perceber como a consumerização poderá agregar valor ao negócio da empresa.

4 – Quais são as regras?
Os especialistas parecem concordar que a melhor maneira de reduzir conflitos é estabelecer regras de uso entre a empresa e os funcionários. O gestor de TI pode ser responsabilizado por qualquer incidente ocasionado por falta de regras. Portanto, é preciso determinar: quais as medidas de segurança exigidas? Quais as condições de uso? Como manter a confidencialidade das informações? Quem presta o suporte técnico? Quem arca com os custos de segurança (antivírus, firewall etc.)? Qual o acordo, do ponto de vista de vínculo empregatício, no uso de dispositivos pessoais?

5 – Quando mudar as regras?
Como se trata de um fenômeno novo, as consequências da consumerização podem ser consideradas como pouco previsíveis. A empresa deve, portanto, estar preparada para mudar ou ajustar as regras do jogo.

6 – Quais os riscos?
Apesar de não adaptados à consumerização, os frameworks de segurança podem ser úteis para avaliar as vulnerabilidades com o uso de dispositivos e aplicativos pessoais. Porém, é preciso mapear e gerenciar os riscos, considerando os aspectos específicos de cada plataforma.

7 – Qual o foco?
A consumerização não deve ser uma ação unilateral dos usuários interessados. A empresa deve buscar um acordo vislumbrando um objetivo comum que trate, não somente as questões de segurança, mas também melhorias nos resultados do negócio. Por isso, o melhor caminho é estabelecer regras a partir do foco no negócio e, se possível, com resultados mensuráveis.

8 – Como monitorar e avaliar?
Não há experiências suficientes em qualquer lugar para apontar quais as melhores práticas para adoção (ou restrição) de dispositivos móveis nas empresas. Por isso, qualquer esforço de controle se baseia apenas em hipóteses que precisam ser ajustadas. Cada empresa deve encontrar o seu caminho para monitorar e avaliar os resultados da iniciativa, detereminando seus próprios indicadores e frequência de observações.

Integrando os sistemas corporativos aos dispositivos pessoais
Se os colaboradores da empresa possuem dispositivos pessoais,  a empresa ganharia eficiência se eles pudessem utilizá-los para operar com os principais sistemas da empresa (ERP ou CRM)? Quais as soluções existentes para esta integração?
Estas são perguntas essenciais para saber como tirar o melhor proveito da onda da consumerização. A boa notícia é que já existem soluções para resolver e equacionar adequadamente essas questões.  E, seja qual for a solução adotada, não se deve esquecer que é necessário manter a compatibilidade com as diferentes plataformas (iPhone/iPad, Blackberry, Android), para garantir a flexibilidade da escolha do dispositivo de uso pessoal.

Leia mais sobre Consumerização:

http://cio.uol.com.br/opiniao/2012/12/12/siem-desenvolvido-no-brasil-supera-desafios-de-seguranca-da-nuvem-e-do-byod/
http://cio.uol.com.br/tecnologia/2012/12/10/byod-traga-o-seu-proprio-desenvolvedor/
http://info.abril.com.br/noticias/computacao-inteligente/gartner-lista-as-3-barreiras-ao-planejar-a-consumerizacao-06122012-40.shl
http://informationweek.itweb.com.br/11880/byod-em-saude-seria-a-gestao-dos-dispositivos-moveis-a-resposta/
http://cio.uol.com.br/tecnologia/2012/11/30/protecao-de-dados-pessoais-ja-e-o-maior-desafio-do-byod/
http://crn.itweb.com.br/40307/o-byod-e-a-nova-era-de-servicos-de-impressao-gerenciada/
http://cio.uol.com.br/tecnologia/2012/11/29/solucao-para-o-byod-conteineres-de-dados/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/11/28/consumerizacao-aumenta-produtividade-constata-estudo/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/11/23/tres-formas-de-apoiar-um-programa-de-byod/
http://cio.uol.com.br/noticias/2012/11/14/previsoes-2013-byod-em-declinio/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/11/08/cope-contraponto-ao-byod-crescera-em-2013/
http://idgnow.uol.com.br/blog/plural/2012/10/31/byod-como-as-empresas-devem-avaliar-e-se-precaver/
http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2012/10/20/seis-dicas-para-garantir-a-seguranca-e-a-gestao-de-tablets-e-smartphones/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/10/24/dicas-para-a-gestao-do-byod/
http://cio.uol.com.br/noticias/2012/10/23/quase-80-das-atividades-em-byod-sao-mal-geridas/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/10/15/consumerizacao-a-resistencia-e-inutil/
http://idgnow.uol.com.br/blog/digitalis/2012/10/11/evite-riscos-com-a-politica-de-byod/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/10/04/aprenda-a-evitar-riscos-com-a-politica-de-byod/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/10/03/quais-politicas-sao-essenciais-para-adocao-segura-do-byod/
http://cio.uol.com.br/noticias/2012/10/03/politicas-de-byod-devem-proteger-a-privacidade-do-empregado/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/10/03/quais-politicas-sao-essenciais-para-adocao-segura-do-byod/
http://cio.uol.com.br/noticias/2012/09/14/consumerizacao-e-byod-ja-deixaram-de-ser-tendencias/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/09/13/tres-abordagens-para-enfrentar-o-desafio-do-byod/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/09/13/byod-obriga-ti-a-rever-politicas-de-seguranca/
http://computerworld.uol.com.br/negocios/2012/09/12/byod-e-a-mudanca-mais-radical-da-computacao-depois-dos-pcs-afirma-gartner/
http://cio.uol.com.br/noticias/2012/09/11/oito-em-cada-10-empresas-tem-politicas-para-byod-diz-pesquisa/
http://www.mobiletime.com.br/05/09/2012/mobilidade-corporativa-estrategia-movel-por-onde-sua-empresa-deve-comecar-/297502/news.aspx
http://informationweek.itweb.com.br/10216/questoes-legais-do-byod-a-regra-tem-que-estar-clara/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/08/27/marissa-mayer-vai-contra-movimento-do-byod-no-yahoo/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/08/24/dicas-para-capacitar-os-trabalhadores-moveis-na-era-do-byod/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/08/24/byod-faz-funcionarios-trabalharem-20-horas-a-mais-sem-serem-pagos-por-isso/
http://informationweek.itweb.com.br/10108/cio-do-sbt-opta-por-solucoes-simples-para-lidar-com-consumerizacao/
http://informationweek.itweb.com.br/10121/eua-libera-novas-diretrizes-para-politicas-byod/
http://itweb.com.br/60767/4-falsos-argumentos-para-byod/
http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2012/08/21/tendencia-byod-ira-explodir-durante-os-2-proximos-anos-diz-estudo/
http://informationweek.itweb.com.br/9900/computacao-em-nuvem-alavanca-o-byod-sonho-ou-pesadelo-para-o-cio/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/08/15/byod-empresas-devem-permitir-com-seguranca-recomenda-gartner/
http://www.mobiletime.com.br/13/08/2012/mobilidade-corporativa-integradora-2s-lanca-sistema-de-preparacao-de-empresas-para-byod/293581/news.aspx
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/08/13/byod-por-onde-comecar/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/08/10/consumerizacao-como-manter-a-seguranca-dos-dispositivos-moveis/
http://crn.itweb.com.br/38502/usuarios-de-byod-devem-dobrar-ate-2014/
http://www.mobiletime.com.br/09/08/2012/mobilidade-corporativa-pesquisa-da-trend-mostra-que-78-das-empresas-incentivam-byod/293299/news.aspx
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/08/09/produtividade-e-o-maior-beneficio-do-byod-aponta-pesquisa/
http://informationweek.itweb.com.br/9704/dor-de-cabeca-usuarios-de-byod-devem-dobrar-ate-2014/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/08/06/como-ter-sucesso-com-estrategias-de-byod/
http://crn.itweb.com.br/38302/workshifting-byod-e-a-reducao-dos-custos-operacionais-e-de-ti/
http://www.mobiletime.com.br/25/07/2012/mobilidade-corporativa-byod-o-y2k-das-redes-/290657/news.aspx
http://informationweek.itweb.com.br/9431/em-guerra-com-byod-tenha-planos-de-contingencia-para-desastres/
http://itweb.com.br/59711/artigo-redes-estao-adequadas-para-byod-entenda-o-porque/
http://informationweek.itweb.com.br/9129/consideracoes-e-seis-melhores-praticas-para-byod/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/07/05/gerenciar-o-byod-nao-ha-certo-ou-errado-caro-ou-barto/
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/06/29/gerenciar-o-byod-e-melhor-que-barrar/
http://informationweek.itweb.com.br/9120/4-passos-para-um-programa-byoc-bem-sucedido/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/07/04/byod-novos-recursos-entram-em-cena-para-auxiliar-a-ti/
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/06/28/como-controlar-o-tsunami-de-dispositivos-moveis-pessoais-nas-empresas/
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/06/28/consumerizacao-o-avanco-do-inevitavel/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/07/02/grande-parte-dos-cios-classifica-a-consumerizacao-como-iniciativa-positiva/
http://cio.uol.com.br/tecnologia/2012/06/29/byod-e-os-riscos-do-armazenamento-na-nuvem/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/06/28/cios-buscam-caminhos-para-o-byod/
http://informationweek.itweb.com.br/8903/seguranca-byod-e-a-preocupacao-prioritaria-das-empresas/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/06/19/empresas-estao-perdendo-a-batalha-para-o-byod-diz-pesquisa/
http://www.mobiletime.com.br/18/06/2012/tecnologia-bring-your-own-device-ja-atinge-mais-de-40-das-empresas-brasileiras/283981/news.aspx
http://cio.uol.com.br/tecnologia/2012/06/15/consumerizacao-obriga-ti-a-rever-desenvolvimento-de-aplicacoes/
http://informationweek.itweb.com.br/8801/byod-vs-cios-desafios-sem-fim/
http://itweb.com.br/57978/mais-de-80-dos-profissionais-de-ti-veem-mobilidade-como-risco/
http://computerworld.uol.com.br/especiais/2012/05/25/criar-normas-para-consumerizacao-reduz-riscos-legais-diz-advogada/
http://computerworld.uol.com.br/especiais/2012/05/25/riscos-da-consumerizacao-preocupam-empresas/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2012/05/22/sete-dicas-ter-sucesso-com-planos-de-byod/
http://informationweek.itweb.com.br/8431/a-ti-deve-confiar-nos-dispositivos-moveis/
http://informationweek.itweb.com.br/8297/consumerizacao-nao-deixe-ela-te-atrapalhar/
http://cio.uol.com.br/tecnologia/2012/05/14/a-consumerizacao-e-a-proliferacao-dos-chamados-virus-beneficos/
http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2012/05/10/consumerizacao-traz-de-volta-ideia-de-controle-de-acesso-a-rede/
http://informationweek.itweb.com.br/8217/5-dicas-para-implantar-byod-em-sua-empresa/
http://informationweek.itweb.com.br/8084/com-consumerizacao-embraer-da-atencao-especial-a-riscos-trabalhistas/
http://crn.itweb.com.br/35410/consumerizacao-nao-podera-ser-evitada/
http://www.tiinside.com.br/25/04/2012/o-que-o-ipad3-significa-para-equipes-de-seguranca-de-ti-/sg/274662/news.aspx
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/04/24/a-era-byod-pode-estar-no-comeco-do-fim/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/04/24/seguranca-e-custos-desafiam-o-byod/
http://computerworld.uol.com.br/blog/opiniao/2012/04/23/consumerizacao-e-o-impacto-no-design/
http://cio.uol.com.br/noticias/2012/04/17/duas-em-cada-tres-empresas-carecem-de-uma-boa-estrategia-movel/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/04/12/cinco-custos-ocultos-do-byod/
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/04/10/aumenta-a-pressao-do-usuario-pela-consumerizacao-afirma-a-idc/
http://cio.uol.com.br/opiniao/2012/04/10/cios-tem-a-grande-oportunidade-de-catalisar-liderar-e-influenciar-a-mobilidade/
http://informationweek.itweb.com.br/7685/o-que-e-melhor-adotar-a-politica-byod-ou-comprar-um-iphone-para-cada-um/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/04/03/gerenciar-a-consumerizacao-e-o-melhor-caminho/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/03/29/quatro-categorias-definem-a-seguranca-do-byod/
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/03/15/mercados-emergentes-sao-mais-abertos-a-consumerizacao/
http://informationweek.itweb.com.br/6807/entenda-alguns-desafios-da-consumerizacao/
http://informationweek.itweb.com.br/6806/ti-entrega-os-pontos-traga-o-seu-proprio-dispositivo-e-trabalhe-feliz/
http://cio.uol.com.br/noticias/2012/01/26/empresas-investem-25-do-orcamento-de-ti-no-gerenciamento-do-byot-revela-pesquisa/
http://cio.uol.com.br/gestao/2012/01/24/sete-estrategias-para-lidar-com-a-consumerizacao-da-ti/
http://cio.uol.com.br/noticias/2012/01/18/cios-ainda-veem-consumerizacao-como-ameaca-para-o-negocio/
http://crn.itweb.com.br/32242/chega-de-nuvem-consumerizacao-e-servicos/
http://informationweek.itweb.com.br/video/sua-empresa-esta-pronta-para-a-consumerizacao/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2011/12/13/consumerizacao-dicas-para-ti-gerenciar-dispositivos-moveis/
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/12/14/consumerizacao-ameaca-maturidade-de-ti-aponta-relatorio/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2011/12/16/quer-evitar-dor-de-cabeca-com-a-gestao-de-tablets-veja-3-dicas/
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/12/06/2016-consumerizacao-e-cloud-mudarao-controle-de-orcamentos/
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2011/11/25/pequenas-e-medias-demoram-a-aceitar-a-consumerizacao/
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/03/17/consumerizacao-traz-novos-desafios-a-ti-corporativa/
http://cio.uol.com.br/gestao/2011/06/20/cloud-e-consumerizacao-desafiam-os-cfos-que-tomam-decisoes-de-ti/
http://informationweek.itweb.com.br/3606/consumerizacao-de-ti-nao-e-moda/
http://diamondbrasil.wordpress.com/2011/06/23/consumerizacao-obrigara-a-ti-a-rever-seu-papel-controlador-diz-idc/
http://imasters.com.br/noticia/20794/gerencia-de-ti/pesquisa-aponta-que-consumerizacao-ja-e-realidade
http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/07/14/consumerizacao-cresce-mas-faltam-politicas-para-uso/

 
http://www.informationweek.com.br – edição de maio de 2011, nº 239, pág.28 a 35.

Joelson Gonçalves é Gerente de Contas da Sys2B e sua missão contribuir com as metas de negócios das empresas fornecendo aplicações de negócios inspiradoras,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s